5 dicas: como fazer o melhor marketing no Instagram para restaurantes
“Não tenha medo de ser criativo e experimental com seu marketing.”
– Mike Volpe, CMO da Hubspot
Se antes o cliente visitava um novo local apenas por indicação de amigos, hoje ele pode encontrar a foto de um prato no Instagram e decidir conhecer o restaurante. Quando chega ao local, tira fotos e posta no seu perfil, fazendo com que outras pessoas também conheçam o espaço.
Não é à toa que seu concorrente já tem um perfil profissional nessa rede social. Ela representa uma grande oportunidade para restaurantes. Entretanto, muitos estabelecimentos ainda não sabem como utilizar o Instagram da melhor forma. Quer saber em qual dos grupos você está?
Por isso, criamos este post. A seguir, apresentamos algumas dicas imperdíveis de marketing no Instagram para restaurantes. Confira!
1. Mostre os bastidores
Uma das vantagens do Instagram é poder estreitar a relação entre clientes e restaurante. Para isso, mostrar o que acontece nos bastidores é muito importante, pois vai além do que o cliente conhece ao visitar o local.
Uma das formas de fazer isso é apresentando as etapas de preparo e os ingredientes utilizados nas refeições. Você também deve mostrar os funcionários. Assim, a marca se torna mais humana, o que cria uma conexão entre pessoas.
Além disso, exibir o preparo do seu produto agrega o sentimento de que ele é feito de forma segura e confiável.
2. Interaja com os seus clientes
Rede social é interação. As pessoas estão no Instagram para curtir, comentar e compartilhar imagens. Ou seja, para interagir umas com as outras. Para se destacar, seu restaurante precisa entrar nesse jogo.
Procure as publicações dos clientes que visitam seu estabelecimento e postam fotos e interaja com eles. Dessa forma, é possível se aproximar deles e estabelecer uma conversa. Isso também deve ser feito nos próprios comentários das suas fotos, nunca deixando de responder ou curtir o que as pessoas dizem.
3. Use hashtags populares
As hashtags são muito importantes para o marketing no Instagram para restaurantes. Por meio delas, os clientes podem chegar até você se estiverem buscando algo relacionado ao seu negócio.
Utilize hashtags do bairro e da cidade onde o estabelecimento se encontra, aquelas mais famosas sobre comida, como o #foodporn e o #instafood, e também aquelas relacionadas aos pratos, como #pizza e #hambúrguer.
4. Aproveite o conteúdo gerado pelo cliente
As indicações de clientes sempre são uma forma de gerar confiança e autoridade, dentro e fora da internet. No Instagram, também é possível utilizar o famoso recurso de prova social para fortalecer a marca do restaurante.
Você pode pedir autorização dos clientes para repostar as fotos que eles fizerem no estabelecimento. Vale até mesmo oferecer algum incentivo para quem tirar fotos ou deixar comentários sobre a experiência no restaurante, como um desconto ou um vale fidelidade.
5. Conheça a linguagem do seu público
Para ter um perfil interessante e que atraia as pessoas, você deve se ater à linguagem que usa para se comunicar, tanto verbal como não. Isso quer dizer que você deve atribuir uma personalidade à sua marca, de acordo com as pessoas que você busca alcançar.
Para um público mais descontraído e jovem, por exemplo, você pode responder com um tom mais informal, pode usar memes e gifs… material que geralmente é compartilhado e gera identificação com esse grupo.
Neste post, você conferiu algumas dicas de marketing no Instagram para restaurantes que podem lhe ajudar a tornar isso possível de forma muito fácil e prática. Agora só falta você começar!
Seguindo as recomendações que apresentamos aqui, você terá muito mais chance de aumentar o fluxo de clientes no estabelecimento a partir dessa rede social. Não fique atrás do seu concorrente. Potencialize seu perfil já!
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