4 informações essenciais para gerir seu restaurante
Gerir um restaurante não é uma tarefa fácil. É preciso recrutar funcionários, supervisionar as atividades da equipes, acompanhar o estoque e fazer compras, entre outras atividades. Tudo isso sem deixar de ter uma visão ampla do negócio, com foco em ações estratégicas que permitam que o restaurante cresça.
Pensando em lhe ajudar, elaboramos este post. A seguir, você confere 4 informações que não pode perder de vista na hora de gerir o restaurante. Elas são fundamentais para tomar decisões eficientes. Confira!
1. Ponto de equilíbrio
Quanto você precisa vender para cobrir o investimento inicial do seu empreendimento? Essa informação, chamada de ponto de equilíbrio, é uma das mais importantes a se considerar na hora de gerir o restaurante.
Ela permite saber quanto precisa ser faturado para pagar as despesas e em quanto tempo o valor investido poderá ser recuperado, o que evita prejuízos. Para calcular o ponto de equilíbrio, basta seguir a fórmula abaixo:
Ponto de Equilíbrio = [Custo Fixo / (Receita – Custo Variável)] x 100
2. Ticket médio por refeição
Outra informação essencial para gerir o restaurante é o ticket médio por refeição, a média de receita de cada refeição vendida no restaurante. Ou seja, ele representa o valor que um cliente gasta, em média, no seu estabelecimento.
Conhecer essa informação permite projetar melhor as entradas e saídas e ajuda na decisão de quais itens devem ser incluídos ou excluídos do cardápio para aumentar o faturamento. A fórmula para calcular o ticket médio é a seguinte:
Ticket médio = total de vendas / número de refeições vendidas
3. Custo de mercadorias vendidas (CMV)
Para gerir o restaurante, também é preciso conhecer o custo de mercadorias vendidas, conhecido pela sigla CMV. Essa informação indica qual o custo real necessário para produzir os itens que são vendidos no restaurante. Ou seja, ajuda a conhecer os gastos que envolvem ingredientes e outros itens do estoque.
O CMV é muito importante para identificar quais pontos podem ser otimizados para reduzir custos no estabelecimento. É possível perceber, por exemplo, a necessidade de negociar valores com fornecedores ou de adotar um padrão no uso de determinado ingrediente nos preparos.
4. Índice de satisfação do cliente
Consumidores satisfeitos podem se tornar clientes fiéis e aumentar o alcance da sua marca, entre outras vantagens. Por isso, o índice de satisfação do cliente é outra informação importantíssima para gerir o restaurante. O Net Promoter Score (NPS) é uma das formas de mensurar o quanto os clientes estão satisfeitos com seu negócio.
Além disso, contar com uma ferramenta mais específica de satisfação do cliente permite identificar quais pontos em específico estão agradando ou não o consumidor do restaurante. A partir daí, é possível continuar investindo no que traz resultados positivos e mudar o que não funciona.
Ponto de equilíbrio, ticket médio por refeição, custo de mercadorias vendidas e índice de satisfação do cliente são algumas das informações essenciais para gerir o restaurante. Existem diferentes ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas para acompanhar todas elas com eficiência.
Quer conhecer algumas? Então confira as tecnologias que são tendência para melhorar sua gestão!