As 5 tendências para restaurantes em 2019
“O mais importante é prever para onde os clientes estão indo e chegar lá primeiro.”
Philip Kotler
Você ainda está pensando em 2018? Pois saiba que seu concorrente já está fazendo planos para o ano que vem. As ações adotadas esse ano já não serão mais novidade ou um diferencial em 2019. Por isso, é fundamental saber o que esperar do setor de restaurantes no próximo ano, para que você possa se planejar, sabendo se destacar e crescer, sem esperar que alguém faça antes.
Antes de qualquer dica, eu posso te dizer que toda estratégia deve visar um objetivo principal: Atrair e fidelizar o consumidor. O seu cliente está cada vez mais exigente, o seu mercado está cada vez mais dinâmico e os concorrentes, mais ousados e inovadores. Por isso, se você quer saber como ganhar vantagem competitiva para o seu restaurante, saiba exatamente onde investir o seu esforço para que isso te traga a maior taxa de retorno possível.
Continue lendo este post e descubra as 5 principais tendências para restaurante que você precisa saber pra começar o ano na sua melhor versão.
1. Alimentação saudável
A crescente preocupação com saúde e qualidade de vida tem se refletido no prato dos brasileiros. De acordo com a agência de pesquisas Euromonitor Internacional, o mercado de alimentação saudável deve crescer 4,41% ao ano, em média, até 2021.
Esse público costuma ser muito mais exigente, mas muitos restaurantes ainda banalizam essa prática, acreditando que trocar carne por salada será suficiente. Portanto, uma das tendências para restaurantes é a oferta de alimentos mais saudáveis para atender essa demanda, aumentando exponencialmente a possibilidade dos seus clientes se fidelizarem a você, ao perceber que você entende e supre a demanda deles. Versões menos gordurosas, produtos sem glúten e sem lactose, orgânicos e vegetarianos são algumas opções de como fazer isso dar certo.
2. Mais opções artesanais
A busca por alimentos mais saudáveis resulta na rejeição de produções industrializadas, pela crença de que elas oferecem menos qualidade. Por isso, o resgate de técnicas artesanais é mais uma das tendências para restaurante em 2019.
Valorização de técnicas como a fermentação natural e de produtos fabricados em menor escala e com ingredientes naturais selecionados rigorosamente pelo restaurante, passam a sensação de produtos com mais qualidade e sabor. O consumidor atual quer experiências novas e, por isso, produtos diferentes são uma ótima maneira de atrair novos clientes, o primeiro passo para a fidelização. Além disso, as pessoas que reconhecem e valorizam produtos artesanais, estão dispostas a pagar mais caro por eles, aumentando a margem de lucro desses produtos.
3. Maior oferta de bebidas frias
Outra das tendências para restaurante é a maior oferta de bebidas frias. Hoje, é interessante que o cliente possa usufruir de uma experiência completa no seu estabelecimento, tanto com diversidade de comida quanto de bebidas. Porque ele teria que sair para comer uma sobremesa se você tem um delicioso milk-shake para ele no seu cardápio?
Além disso, elas possibilitam o aumento do ticket médio do estabelecimento, pois se tornarão complementos que vão deixar a refeição dele muito mais interessante. Por isso, é essencial que você saiba identificar quais bebidas “casam” melhor com seus pratos e com o estilo de vida de quem frequenta seu restaurante. Alguns exemplos que podem ser adotados são milk-shakes, sucos verdes, chás, cervejas artesanais e drinks.
4. Maior preocupação com a experiência do cliente
A experiência do cliente para um restaurante é uma das tendências que já cresce e vai crescer ainda mais no próximo ano. O momento de comer já não se resume apenas à alimentação, mas todos os pontos de contato dos consumidores no restaurante, desde o cardápio até o ambiente.
Oferecer a possibilidade de fazer alterações nos pratos, de compartilhar porções e poder escolher entre diferentes tamanhos são algumas das formas de oferecer uma experiência única ao consumidor, dando a ele a sensação de um serviço altamente personalizado. Esse é um dos aspectos que hoje mais atraem e fidelizam os clientes: sentir que aquilo foi feito especialmente pra ele.
5. Tecnologia no atendimento
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 70% dos consumidores que não retornam a um restaurante culpam o atendimento por isso. Uma das tendências para restaurante tem com objetivo amenizar esse problema.
O uso da tecnologia tem sido a saída mais eficiente para muitos lugares, que veem nisso uma oportunidade também para atrair e surpreender clientes, além de que ela pode ser usada de diversas formas.
Algumas das práticas que estão sendo usadas, gerando retornos significativos são a apresentação do cardápio online, com totens ou tablets para autoatendimento, aplicativos que agendam reservas e, como parte essencial da fidelização e diferencial competitivo, se começou a oferecer sistemas eficientes de feedback do cliente sobre o serviço prestado.
Essa última prática busca, além de incluir tecnologia no atendimento, deixar para o cliente o sentimento de atenção e cuidado. Com um método bem elaborado, é possível reverter clientes insatisfeitos, coletar dados estratégicos e até criar uma base de dados dos seus clientes. Apesar de todas as tendências mostradas aqui, uma coisa nunca pode ser esquecida: quem sempre vai te dar o melhor conselho é o seu cliente. Ouça o que ele tem a dizer.
Parece difícil implantar um sistema como esse no seu restaurante? Eu posso te provar que é muito mais simples do que parece. Hoje, sem que você (e nem o seu cliente) tenham qualquer trabalho, você obtém feedbacks, realiza pesquisas, coleta dados, cria base de contatos e muito mais. O custo? Muito menor do que seria perder um cliente.
Quer estar à frente dos seus concorrentes? Não perca mais tempo (e mais nenhum cliente): ouvimosvoce.com.br