Amazon 4-star: a loja física da maior empresa online do mundo
Foi em uma quinta-feira, 27 de setembro de 2018, que uma das maiores empresas online atualmente, a Amazon, decidiu dar um passo para fora da tela.
Após o lançamento da Amazon Go, a marca surpreendeu com o seu novo conceito de varejo físico, criando o que deve ter sido uma das estratégias mais inteligentes de mercado: vender apenas os produtos com as melhores avaliações no seu site. Conheça a Amazon 4-star.
A estratégia foi baseada num sistema de classificação de produtos do próprio site, pois a Amazon permite que os usuários façam comentários sobre cada produto disponível e avaliem numa escala de uma a cinco estrelas.
A partir dessas avaliações e rankeamento de produtos, foi inaugurada a Amazon 4-star, localizada no bairro Soho, em Manhattan, assim chamada porque são vendidos apenas os produtos rankeados com 4 estrelas ou mais.
Dessa forma, a Amazon está usando o seu poder de pesquisa para vender apenas aquilo que é bem aceito pelos clientes, dentre as mais diversas categorias de produtos.
Além desse, outro critério foi usado para a Amazon 4-star: a lista de desejos. Dessa forma, é possível encontrar na loja seções como “mais desejados” e “tendência em Nova Iorque”.
Por conta de estratégias como essas, a Amazon.com foi classificada em 2010 como a maior fonte de opinião de consumidores da internet, por um estudo feito pelo The e-tailing Group.
“Nós criamos a Amazon 4-star para ser um local no qual consumidores podem descobrir produtos que eles irão amar. A seleção da Amazon 4-star é um reflexo direto dos nossos clientes – o que eles estão comprando e o que eles estão amando”.
Esse foi o depoimento da própria empresa no post que anunciou o lançamento da loja física. A escolha de produtos por esse critério causou o que pode ser considerada a maior margem de segurança e garantia de sucesso que uma empresa conseguiu obter ao abrir uma loja física.
Para aumentar a percepção de valor do comprador, cada produto carrega um cartão com comentário de um cliente que já comprou aquilo e o número de estrelas médio.
Segundo a própria Amazon, a média dos produtos lançados essa semana na loja física é de 4,4 estrelas e contam, juntos, com mais de 1,8 milhões de avaliações. De acordo com a marca, novos itens chegarão toda semana na Amazon 4-star.
As etiquetas na loja são digitais e exibem o preço normal do produto e o preço para os clientes Prime, o pacote Premium da Amazon. O intuito é mostrar o benefício dele e usar a Amazon 4-star para atrair mais clientes para o plano.
Toda a vantagem competitiva obtida pela Amazon no lançamento da Amazon 4-star foi baseada em um simples aspecto: a satisfação dos seus clientes.
Com uma ferramenta que permitiu que ele identificasse o que os consumidores mais desejavam, a marca desenvolveu uma das maiores ações do varejo físico nos últimos tempos.
A Ouvimos Você se lançou no mercado para mostrar que isso já é uma realidade para qualquer empresa. Com apenas um QR Code, seu cliente consegue avaliar as aspectos mais relevantes da sua empresa, disponibilizando dados estratégicos que permitem alavancar vendas e faturamento de forma surpreendente.
Não espere alguém fazer antes. Seja o próximo a atingir resultados de sucesso.