Restaurante no Dia das Mães: como usar a data e promovê-lo
O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para os gestores de diferentes negócios e isso não é diferente para os restaurantes. De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o movimento pode aumentar até 80% nesta data.
Você não pode deixar de aproveitar essa oportunidade, não é mesmo? Por isso, apresentamos a seguir algumas dicas para promover seu restaurante no Dia das Mães. Confira!
Tenha um planejamento
Uma data tão especial merece uma programação exclusiva. O primeiro passo para aumentar as vendas do seu restaurante no Dia das Mães é fazer um bom planejamento.
Para isso, é preciso estimar o número de clientes esperados para o dia e definir, a partir daí, aspectos de funcionamento do estabelecimento.
Será preciso aumentar o número de mesas ou organizar turnos de trabalho especiais para garantir um bom atendimento ao cliente? E que tal oferecer um horário de funcionamento especial no Dia das Mães? Tudo isso precisa ser planejado com antecedência para gerar bons resultados.
Não esqueça de manter a equipe informada e preparada para o dia.
Elabore um cardápio especial
Um das formas de promover seu restaurante no Dia das Mães é elaborando um cardápio especial para a data. Afinal, esse pode ser o momento de causar uma boa impressão nos novos clientes ou surpreender aqueles consumidores que já conhecem seu estabelecimento.
Você pode criar pratos e drinks especiais, fazer combinações de refeições, bebidas e sobremesas e oferecer combos que servem mais de uma pessoa, já que essa é uma data que costuma ser comemorada em família.
O objetivo deve ser tornar o momento mais especial, diferenciando-o de um almoço ou jantar comum.
Planeje uma ação promocional
Ações promocionais também são uma excelente forma de aumentar as vendas nessa data e atrair mais clientes. Uma opção é criar um concurso cultural ou sorteio e oferecer um jantar ou um cupom de desconto como prêmio.
Você também pode criar descontos para combos especiais ou para grandes grupos de pessoas. Outra ação que pode ajudar a atrair e fidelizar clientes é oferecer brindes ou sobremesas gratuitas para as mães.
Faça a divulgação
Agora que você já planejou as estratégias que pretende adotar no seu restaurante no Dia das Mães, é hora da divulgação. Os clientes precisam saber o que seu estabelecimento vai oferecer para considerarem ele como uma opção de comemoração.
Por isso, não deixe de divulgar as ações que planejou, de forma a despertar interesse e curiosidade dos consumidores sobre seu estabelecimento. Você pode utilizar panfletos e redes sociais para isso, por exemplo.
Prepare o ambiente
Para que os clientes sintam o clima especial de Dia das Mães no seu restaurante, o ambiente é indispensável. Invista em uma decoração temática para a data, o que não significa necessariamente fazer grandes mudanças. É possível utilizar balões e arranjos especiais, por exemplo.
Pense também em formas de entretenimento que possam potencializar a experiência do cliente no seu restaurante no Dia das Mães. Música ao vivo e espaço para crianças, de modo que as mães possam ficar mais à vontade, são algumas formas de se destacar dos concorrentes.
Essas são algumas das ações que você poderá colocar em prática para promover seu restaurante no Dia das Mães. Comece pelo planejamento, elabore um cardápio e uma programação especiais e faça com que os consumidores saibam dos seus planos.
Lembre-se de preparar sua equipe para atender os clientes da melhor forma nesse dia, pois é uma grande oportunidade de fidelização.
Não sabe como divulgar sua programação especial? Então confira 5 dicas de como fazer marketing no Instagram para restaurantes!