Entenda o impacto da popularidade de app de delivery em restaurantes
Nos últimos meses, uma área no setor de alimentação cresceu mais do que qualquer outra: aplicativos de delivery.
Rappi, Glovo, UberEats e Rocket são apenas alguns nomes das empresas que crescem exponencialmente através da oferta desse serviço. As pessoas preferem cada vez mais pedir comida para comer no conforto das suas casas.
Mas como isso está impactando os restaurantes?
Don Fox, CEO da rede Firehouse of America, notou uma mudança no comportamento do seu público: a sua loja ficava cada vez mais vazia, mas as vendas subiam cada vez mais. O empresário percebeu então que as pessoas continuam comendo sim comida de restaurantes, no entanto, não estão fazendo tanto no local.
O número de downloads de aplicativos de entrega de alimentos aumentou 380% em comparação com três anos atrás, segundo a firma de informações de mercado App Annie.
Hoje, mais da metade das vendas da Firehouse são alimentos consumidos em outro lugar. Logo, como se adaptar a isso?
Os restaurantes precisam investir onde vem a receita, ou seja, fora dos seus estabelecimentos. Isso inclui o espaço do restaurante até a embalagem do produto. Se tornou mais estratégico colocar menos mesas e cadeiras, aumentar o espaço da cozinha e reservar um lugar para os entregadores buscarem os pedidos sem atrapalhar a clientela.
Alguns donos de restaurantes estão sendo ainda mais radicais: já não colocam mais mesas nem cadeiras e usam o espaço apenas para produzir e despachar a comida. Esses são chamados restaurantes virtuais ou cozinhas nas nuvens.
Esse modelo de negócio visa diminuir muito os custos, pois conta com redução de equipe de garçons e de espaço, por exemplo. No entanto, é preciso entender que a experiência da refeição no restaurante ainda é muito valorizada e não deve ser negligenciada diante desse cenário.
Como saber o que o seu público prefere e poder tomar a melhor decisão?
Conheça o seu cliente. Utilize ferramentas de pesquisa e de satisfação que te permita coletar dados, como qual dia ele mais frequenta o seu local, se ele prefere comer em casa e o que o motiva a ir no seu restaurante.
Esse é o caso da Ouvimos Você, uma das melhores ferramentas de gestão e satisfação de clientes para restaurantes. Para conhecer mais dela, é só clicar aqui.
Quer saber mais sobre adaptação de restaurantes no setor delivery? É só conferir essa matéria da EXAME.