7 estratégias imperdíveis para aumentar as vendas no restaurante
Se você é um gestor de negócios, certamente aumentar as vendas deve estar entre seus objetivos. Afinal, é dessa maneira que as empresas podem sobreviver e crescer.
Para lhe ajudar, apresentamos a seguir 7 estratégias imperdíveis para aumentar o faturamento no restaurante. Acompanhe!
Estratégias clássicas para aumentar as vendas
Existem algumas estratégias clássicas que podem ser adotadas por você para aumentar as vendas no restaurante.
Cross-sell
No cross-sell, também chamado de venda cruzada, um produto complementar deve ser oferecido ao cliente com o objetivo de aumentar o valor do pedido, ou seja, o ticket médio.
É o caso, por exemplo, de oferecer uma bebida quando o consumidor pede uma refeição.
Up-sell
Outra opção que pode ser utilizada é o up-sell, quando se oferece um produto similar àquele que foi pedido com o objetivo de melhorar a experiência do cliente e aumentar o ticket médio.
Sugerir um milkshake maior quando o consumidor pediu um pequeno é um exemplo de up-sell.
Ancoragem
É possível utilizar também a técnica de ancoragem, mostrando um produto caro no cardápio que faça com os outros pareçam bem mais baratos.
Considere investir em delivery e opções “para levar”
Outra forma de aumentar as vendas no restaurante é ampliando os canais de contato com o consumidor. O delivery, cujo mercado é um dos que mais cresceu nos últimos anos, é uma opção.
Atualmente, existem diversos aplicativos e até mesmo o site do próprio restaurante que podem ser utilizados para fazer os pedidos. Você também pode criar opções de refeições “para levar”, alcançando um novo público.
Ouça o que os clientes têm a dizer
Ouvir a opinião dos clientes também é fundamental para aumentar as vendas no restaurante. Afinal, seu negócio precisa atender às necessidades deles para ter sucesso.
O feedback dos consumidores pode indicar se mudanças precisam ser feitas no cardápio, nos preços ou no serviço, entre outros, para aumentar o faturamento.
Dê importância à experiência do cliente
Em um mercado tão competitivo como o de alimentação fora do lar, o diferencial para atrair os clientes pode estar na experiência oferecida por seu restaurante.
Capriche na decoração, proporcione formas de entretenimento e, principalmente, oferte comodidade e um atendimento bem feito.
Faça ajustes no cardápio
As estratégias para aumentar as vendas no restaurante também podem estar no cardápio.
Disponibilize opções limitadas para clientes que têm dificuldade em escolher o que desejam e permita que os pratos possam ser personalizados com a retirada ou a inserção de ingredientes.
Fique atento à capacidade de atendimento
De nada adianta adotar outras medidas para aumentar as vendas se seu restaurante não tiver capacidade para acolher o crescimento da demanda.
Talvez seja necessário ampliar o estoque, criar novos processos de logística e até mesmo contratar novos funcionários, além de investir na capacitação deles.
Invista em tecnologia
O investimento em tecnologia também pode ser uma grande estratégia para aumentar as vendas no restaurante.
Hoje, existem diversos softwares e aplicativos que podem ser utilizados para coletar dados e analisar indicadores de performance, o que facilita a gestão do restaurante e torna a tomada de decisão mais eficiente.
Essas são algumas das estratégias que você pode adotar para aumentar as vendas no restaurante. Reestruturação do mix de produtos e serviços, atenção à experiência e às necessidades dos clientes e investimento em tecnologia são chaves de sucesso para aumentar o faturamento do seu estabelecimento e crescer.
Agora que você sabe como aumentar as vendas, conheça as 4 vantagens que a fidelização de cliente traz pro seu negócio!