Vegetarianismo: use essa tendência para conquistar mais clientes
No ano passado, o IBOPE apontou um crescimento histórico no número de vegetarianos no Brasil: essa quantidade quase dobrou nos últimos 6 anos, com um crescimento de 75% desde 2012.
No Brasil, 14% da população se declara vegetariana, o que representa quase 30 milhões de brasileiros. Dentre esses, o número de celebridades adeptas à esse estilo de vida também cresceu, consequentemente tornando essa uma tendência bastante popular e comentada atualmente.
Isso leva também algumas pessoas não a pararem completamente, mas reduzirem o consumo de carnes, impulsionados por uma preocupação com o impacto ambiental, sustentável e ético.
Junto a isso, muitos restaurantes e serviços começaram a abrir para atender exclusivamente esse público. O que levou muitos outros a perderem clientes.
Se um lugar hoje não oferece opções vegetarianas, ele acaba por não perder apenas um cliente, mas em uma saída de amigos, se um for vegetariano, todos irão para o lugar que consegue oferecer esse tipo de comida, mesmo não sendo adeptos.
Além disso, esse é um público que, por encontrar poucos lugares adequadamente adaptados, acaba por se fidelizar com maior facilidade aos restaurantes que ofertam essas opções.
Por isso, vamos te dar algumas dicas de como o seu restaurante pode se tornar um lugar atraente para o público vegetariano, fidelizando muito mais clientes.
Nem sempre você precisa criar novos pratos do zero, é possível substituir alguns ingredientes, sem alterar a forma de preparação. A carne pode ser substituída por soja, tofu, grão de bico… é só entender qual vai melhor com o prato.
Uma dica muito importante é sinalizar no seu cardápio quais são as opções vegetarianas, com um símbolo verde, por exemplo, ao lado do prato. Esse gesto mostra que você se preocupa com as pessoas que não comem carne e por isso, preparou pratos especialmente para elas.
É essencial que os funcionários que trabalham na linha de frente da sua empresa tenham conhecimento para tirar dúvidas e sugerir as melhores opções para o seu cliente.
Dessa forma, você ganha a confiança de quem já entende do assunto e, também, daqueles que estão entrando agora no segmento vegetariano e querem conhecer um pouco mais sobre esse tipo de alimentação.
Não esqueça de uma coisa: divulgue. Redes sociais, banners, avisos… As pessoas precisam saber que você também tem opções vegetarianas, ao invés de escolherem somente restaurantes que trabalham exclusivamente com esse público.
Portanto, entenda que um lugar não precisa ser especialista em comida vegetariana para poder atender com qualidade as pessoas que adotam esse estilo de vida. É necessário se adaptar e divulgar, usando isso ao seu favor para atrair e fidelizar cada vez mais clientes.
Quer saber se os seus clientes sentem falta de opções vegetarianas no cardápio? Se grande parte deles aderiu à essa alimentação? Você pode perguntar.
Uma das ferramentas mais utilizadas de fidelização e satisfação de clientes vem pra aproximar dono e consumidor, tornando cada vez mais fácil entender o seu público e quais são as necessidades dele.
Conheça a Ouvimos Você e comece a tomas as decisões certas agora.