Gestão de Equipe: o segredo para um time de sucesso em restaurantes
Uma equipe é um grupo de “indivíduos que realizam uma mesma tarefa ou trabalho”. A definição do dicionário é ótima para entendermos a importância da gestão de equipe nos restaurantes.
Afinal, para realizar um trabalho em conjunto, é fundamental que as pessoas envolvidas estejam alinhadas e cooperem entre si e o gestor tem um papel importante para tornar isso possível.
Pensando nisso, apresentamos a seguir a importância da gestão de equipes, como colocá-la em prática da melhor forma e o que a pesquisa de satisfação tem a ver com essa tarefa. Siga conosco e descubra!
O que significa gestão de equipe?
Gestão de equipe é o trabalho de gerenciar as atividades de um grupo de funcionários e manter a motivação dos mesmos.
Ela tem como objetivo possibilitar que o melhor resultado possível seja alcançado, independentemente do número de pessoas envolvidas.
Faz parte do trabalho de gestor de equipe, portanto, alinhar as tarefas dos colaboradores com os objetivos do negócio, acompanhar a execução delas, assim como os resultados, e auxiliar a equipe nesse processo.
Por que se preocupar com a gestão do meu pessoal?
O trabalho em equipe é essencial em qualquer negócio, mas só pode funcionar da melhor forma se houver uma boa condução das pessoas envolvidas.
Falta de orientação e ausência de auxílio de alguém com uma visão mais ampla dos processos levam a erros, desmotivação e queda na qualidade do trabalho.
Uma boa gestão de equipe é necessária para promover harmonia entre os colaboradores, melhorar o clima organizacional e aumentar a satisfação do cliente.
Isso porque funcionários comprometidos são essenciais para alcançar, e até mesmo superar, as expectativas do consumidor.
Uma equipe bem gerida pode ser um importante diferencial competitivo para os restaurantes, o que agrega valor ao serviço oferecido e aumenta as chances dos clientes se tornarem fiéis à marca.
Dicas para uma boa gestão de equipe
Agora que você sabe o que é e qual a importância da gestão de equipes, confira a seguir algumas dicas para gerenciar melhor a equipe do seu restaurante.
Compartilhe objetivos
Integração é a palavra-chave para uma boa gestão de equipe.
Portanto, é preciso garantir que todos estejam alinhados sobre qual resultado se deseja alcançar.
Compartilhar os valores e objetivos do restaurante com os funcionários é importante para que eles saibam porque determinadas ações precisam ser feitas e como o trabalho deles contribui para um objetivo maior.
Ouça e dê feedbacks
Além de alinhar objetivos e valores, também é importante dar um retorno sobre o desempenho dos funcionários.
O feedback individual é ideal para reconhecer pontos que merecem elogio e aqueles que precisam melhorar.
Ter um retorno dos colaboradores sobre a gestão também é fundamental!
Incentive a colaboração
O gestor de equipe tem uma visão mais ampla do restaurante como um todo.
Os colaboradores, por outro lado, estão mais focados em ações específicas do dia a dia.
Por isso, podem dar boas sugestões para melhorar os processos, motivo pelo qual é importante incentivar a colaboração, que também ajuda a aumentar o engajamento da equipe.
Padronize os processos
A padronização de processos é necessária para evitar falhas e conflitos.
É fundamental que todos os colaboradores do restaurante saibam como as atividades do dia a dia devem ser desempenhadas.
Treinamentos são ideais para isso, como aqueles que preparam a equipe para atender os clientes da melhor forma.
Como uma pesquisa de satisfação pode ajudar a equipe
Uma pesquisa de satisfação é uma das ferramentas mais importantes que podem ser utilizadas na gestão da equipe.
Ela permite identificar pontos que precisam de melhoria, possibilitando ao gestor saber quais pontos de falha de sua equipe necessitam de atenção.
Além disso, reconhecer o impacto das atividades de cada pessoa nos resultados é importante para o engajamento e a motivação dos funcionários.
Nesse sentido, uma pesquisa de satisfação também tem um papel importante.
Por meio dela, é possível identificar pontos apontados pelos clientes como excelentes e que, portanto, merecem reconhecimento e elogios aos responsáveis.
Assim, você ajuda a manter a equipe engajada com casos reais que ocorreram dentro do restaurante.
Uma boa gestão de equipe é fundamental para o sucesso de qualquer negócio e isso não é diferente nos restaurantes.
Com as dicas desse post, você pode ter colaboradores engajados a ajudar você a alcançar os objetivos do negócio.
Quer saber como fazer uma pesquisa de satisfação e ter esses benefícios? Então confira Pesquisa de Satisfação: a melhor forma de entender o cliente.