• Página inicial
  • Conheça nossos serviços
                   
    Blog Ouvimos Você
             
      PARA RESULTADOS INCRÍVEIS NO SEU RESTAURANTE.

      Satisfação de clientes

      Pesquisa de Satisfação: a melhor forma de entender o cliente

      7 de agosto de 2019

      Pesquisa de Satisfação: a melhor forma de entender o cliente

      A insatisfação de clientes resultou na perda de 217 bilhões de dólares de empresas brasileiras que viram os consumidores migrarem para a concorrência, de acordo com pesquisa da Accenture, empresa global de consultoria de gestão.

      Esse é um dos motivos pelos quais prestar atenção às necessidades e aos desejos dos consumidores é essencial para o sucesso de um negócio.

      Neste post, explicaremos como uma pesquisa de satisfação pode ajudar sua empresa a sair na frente dos concorrentes e fidelizar clientes. Acompanhe!

      Pesquisa de satisfação: o que é

      A pesquisa de satisfação é um método utilizado para medir o quão satisfeito ou insatisfeito os clientes estão com o produto ou serviço de uma empresa. Para isso, são utilizados questionários objetivos que permitem que os consumidores avaliem elementos como o atendimento recebido, qualidade dos produtos, entre outros.

      A pesquisa de satisfação permite responder a perguntas como:

      • Os clientes foram bem atendidos?
      • Gostam dos produtos oferecidos?
      • Desejam retornar ao estabelecimento?
      • Minha empresa entrega aquilo que meus clientes procuram?

      Vale lembrar que cumprir e ir além das expectativas dos consumidores é essencial para garantir a satisfação dos mesmos e se diferenciar da concorrência.

      A importância de uma pesquisa de satisfação

      Uma pesquisa de satisfação pode trazer diversas vantagens para sua empresa. A seguir, apresentamos algumas delas.

      Descobrir pontos que precisam melhorar

      Todo bom gestor sabe que sempre existem aspectos que podem ser melhorados em um estabelecimento.

      Uma pesquisa de satisfação permite identificar pontos que precisam de atenção, inclusive aqueles que passam despercebidos por quem está imerso nos processos diariamente.

      Recuperar clientes insatisfeitos

      Outro fator importante da pesquisa de satisfação é a possibilidade de recuperar clientes que se decepcionaram com o atendimento ou produto recebidos.

      Demonstrar que se importa com o problema e que tem preocupação em resolvê-lo são ações essenciais para reverter um consumidor insatisfeito e fazer com que ele possa dar uma segunda chance à sua empresa.

      Encontrar novas oportunidades

      Uma pesquisa de satisfação também é excelente para encontrar novas oportunidades para o negócio.

      O olhar dos clientes pode ajudar a enxergar possibilidades que ainda não haviam sido imaginadas pela empresa.

      Estabelecer um diferencial competitivo

      Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, é preciso inovar constantemente e descobrir uma proposta de valor que se destaque em meio a negócios semelhantes.

      A pesquisa de satisfação pode lhe ajudar a adotar medidas que se tornem um diferencial diante dos concorrentes, o que é essencial para a fidelização de clientes.

      Como fazer uma pesquisa de satisfação

      Agora que você sabe o que é e quais as vantagens de realizar pesquisas de satisfação com seus clientes, apresentamos alguns passos para colocar esse método em prática.

      1. Seja objetivo

      Na hora de planejar sua pesquisa de satisfação, é muito importante ter cuidado ao escolher as perguntas e opções de resposta.

      Questionários muito longos e pouco claros, por exemplo, podem confundir os clientes e fazer com que eles percam o interesse de responder à pesquisa.

      Por isso, objetividade é fundamental. Um método bastante objetivo para mensurar a satisfação do cliente é o Net Promoter Score (NPS). Por meio dele, com uma única pergunta, é possível saber o quanto um cliente ajuda ou não o seu negócio a crescer.

      2. Escolha o modelo e a ferramenta

      Existem diversos modelos de pesquisa de satisfação e tipos de ferramentas que podem ser adotadas por sua empresa para entender melhor os clientes.

      Na hora de escolher, é importante buscar aquelas que ajudem a compreender diversos aspectos do negócio, como atendimento, ambiente e produto. 

      Além disso, também é preciso verificar se a ferramenta permite realizar uma análise de resultados eficiente, com dados que poderão ser utilizados na hora de planejar os pontos de melhoria e o diferencial competitivo. 

      3. Peça para os clientes responderem

      Depois de selecionar as perguntas, o modelo e a ferramenta, é hora de realizar a pesquisa de satisfação em si. Para isso, é fundamental que o cliente saiba da existência dela e tenha interesse em participar.

      Planejar essa comunicação, portanto, é necessário. Você pode utilizar, por exemplo, adesivos, cartazes e totens no estabelecimento convidando o cliente a responder, deixando claro o interesse em atender às expectativas dele.

      Como utilizar a pesquisa de satisfação para melhorar a experiência do cliente

      Para conquistar os benefícios que citamos anteriormente, não basta apenas lançar a pesquisa de satisfação. É preciso conferir os resultados e adotar medidas para amenizar os problemas e potencializar as oportunidades.

      Além disso, é imprescindível dar um feedback aos clientes para que eles tenham certeza que suas opiniões foram ouvidas e consideradas. Dessa forma, terão interesse em participar de outras pesquisas futuramente.

      Tudo isso pode ajudar seu negócio a construir uma experiência do cliente memorável. Conhecendo as necessidades do seu público, você pode atendê-las com antecipação e ir além das expectativas dele.

      Dessa maneira, você consegue se destacar dos concorrentes e desenvolver uma proposta de valor forte o suficiente para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

      Quer saber mais sobre como melhorar a experiência do cliente no seu estabelecimento? Então baixe nosso e-book gratuito e descubra como o marketing sensorial e o ZMOT podem lhe ajudar!

      Pesquisa de Satisfação - [eBook] Experiência do Cliente: o que você precisa saber para vender mais
      Compartilhe esse conteúdo:

      Escrito por:

      Ouvimos Você


      post anterior

      7 estratégias imperdíveis para aumentar as vendas no restaurante

                 

      próximo post

      Como aproveitar o feedback do cliente para fazer o seu negócio crescer

       

      Você pode gostar também...

      Satisfação do cliente: o indicador de sucesso para qualquer empresa

      Satisfação do cliente: o indicador de sucesso para qualquer empresa

      22 de agosto de 2019

      Como aproveitar o feedback do cliente para fazer o restaurante crescer

      Como aproveitar o feedback do cliente para fazer o seu negócio crescer

      13 de agosto de 2019

      NPS: Tudo o que você precisa entender sobre a pergunta mais usada pelas empresas

      NPS: Tudo sobre a pergunta mais usada pelas empresas

      23 de julho de 2019

      comentarios negativos

      Por que você deve se preocupar com comentários negativos nas redes sobre o seu restaurante?

      14 de maio de 2019


             
      Comente!

      Cancelar resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Pesquisar…

      Últimos posts

      18 de setembro de 2019

      5 dicas para lidar com os comentários negativos do seu restaurantes

      6 de setembro de 2019

      Como o bom atendimento pode encantar e atrair mais clientes para o seu restaurante

      30 de agosto de 2019

      Gestão de Equipe: o segredo para um time de sucesso em restaurantes

      Gestão de Equipe: o segredo para um time de sucesso em restaurantes

      GRATUITO PARA VOCÊ

      banner

      Instagram

      • Será que a gente tem história pra contar? Mais de 800 empresas conhecem e confiam no nosso trabalho. Se você quiser conhecer também, manda um direct pra gente 😉
#atendimento #fidelizacao #experienciadocliente
#ouvimosvoce #startup
      • Que essa sexta seja muito movimentada e que o seu excelente atendimento fidelize cada vez mais clientes.🤩
⠀
#sextou #atendimento #fidelizacao #experienciadocliente
#ouvimosvoce
      • Ouvir e entender o seu cliente são as coisas mais importantes para o sucesso da sua empresa.
      • É preciso ouvir e lembrar que respeito não tem cor, não só hoje, mas sempre.
A consciência é o primeiro passo para construir um futuro melhor. #consciêcianegra
      • Se você ainda não percebeu... Mudamos.
Queremos proporcionar melhores experiências e espalhar sorrisos.  Conheça a nova Ouvimos Você e vem sorrir com a gente. 🤩
      • Sim, estamos mudando.
Para melhor.  E você é o primeiro a saber.

      Siga a gente!

      Copyright © 2018 Blog Ouvimos Você