Como o bom atendimento pode encantar e atrair mais clientes para o seu restaurante
Quem não ama um bom atendimento?
Essa atividade é um ingrediente essencial para a receita de sucesso de qualquer restaurante.
De acordo com o Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Espírito Santo, 70% dos consumidores que não retornam a um restaurante apontam o atendimento recebido como causa.
É por se tratar de um tema de extrema importância que dedicamos esse post aos benefícios do bom atendimento, dicas para melhorar essa atividade no seu restaurante e formas de monitorá-lo.
A importância de um bom atendimento
Não adianta ter excelentes pratos e não oferecer um bom atendimento. Se isso acontece, os clientes vão embora e não voltam mais.
Um bom atendimento traz diversas vantagens para um restaurante. Um dos mais importantes deles é a oportunidade de fidelizar os clientes para que comprem mais vezes.
Vale lembrar que atrair novos consumidores custa cinco vezes mais que manter um cliente e que clientes fidelizados são verdadeiros promotores das marcas.
Além disso, outra grande vantagem que um bom atendimento oferece é a possibilidade de aumentar os lucros, tanto pela realização de novas vendas com clientes fidelizados quanto pela possibilidade de cobrar mais caro: os consumidores estão dispostos a pagar até 20% a mais em troca de um bom atendimento.
Dicas para melhorar o atendimento do seu restaurante
Apresentamos a seguir algumas dicas que você pode colocar em prática para oferecer um melhor atendimento para os seus clientes.
Defina processos
O primeiro passo para ter um bom atendimento no restaurante é estruturar bem os processos que envolvem essa área. Para isso, comece analisando todos os pontos de contato dos clientes com sua marca.
Em seguida, defina como sua equipe deve se relacionar com os consumidores em cada um deles.
Na hora desse planejamento, considere as dicas que daremos a seguir para determinar quais medidas devem ser adotadas em diferentes situações.
Capacite sua equipe
Existem algumas características necessárias para prestar um bom atendimento.
Paciência e objetividade para esclarecer dúvidas, empatia para se colocar no lugar do cliente, adaptabilidade para lidar com diferentes situações, gentileza para acolher o consumidor e garantir uma melhor experiência são algumas delas
As pessoas que precisam lidar com os clientes precisam aperfeiçoar essas e outras características constantemente.
Os treinamentos e capacitações são ideais para trabalhar essa questão com a equipe.
Ouça os clientes e demonstre interesse
As opiniões dos clientes, sejam reclamações ou elogios, nunca devem ser ignoradas.
Afinal, o sucesso de qualquer negócio depende de compreender as necessidades dos consumidores. Por isso, é muito importante ouvir o que eles têm a dizer.
Fazer com que os clientes se sintam ouvidos é fundamental para demonstrar a importância que eles têm para a empresa e para resolver problemas.
Se for preciso, faça perguntas e esclareça o que eles dizem para ter certeza que entendeu a situação.
Admita os erros e peça desculpas
Às vezes, erros podem mesmo acontecer. Nesses casos, admitir os erros e pedir desculpas pode ser fundamental para reverter um cliente insatisfeito.
Isso porque o reconhecimento é essencial para restaurar a confiança do consumidor no seu restaurante.
Tenha uma pesquisa de satisfação
A pesquisa de satisfação é uma excelente ferramenta para analisar a impressão do cliente e compreender quais aspectos do atendimento podem ser melhorados para atrair novos consumidores e fidelizar os antigos.
Além disso, é mais uma forma de demonstrar para o cliente que a opinião dele é importante, o que é um diferencial para o negócio.
O impacto do atendimento na experiência do cliente
O atendimento é o principal ponto de contato dos consumidores com a marca do seu restaurante.
Por isso, qualquer situação ruim nesse quesito pode prejudicar completamente a experiência do cliente e fazê-lo nunca mais voltar, além de não recomendar o estabelecimento para outras pessoas.
O contrário também é válido. Oferecer um bom atendimento é um dos elementos essenciais para promover uma melhor experiência do cliente.
Como fazer para monitorar o atendimento?
A melhor forma de monitorar o atendimento no seu restaurante e garantir melhores práticas é conferindo na fonte, ou seja, com os clientes.
Para isso, pesquisas de satisfação são uma excelente ferramenta.
Você pode solicitar que os consumidores avaliem o atendimento recebido por meio de uma nota e até mesmo permitir que eles deixem comentários que justifiquem a nota aplicada.
Uma boa forma de realizar essas pesquisas é usando tecnologia, como uma plataforma que permite que o cliente compartilhe sua experiência rapidamente e que centralize todos os dados em um único local para que você possa analisar e tomar decisões.
Um bom atendimento é essencial para um restaurante alcançar o sucesso. Seguindo as dicas que apresentamos neste post, você poderá aperfeiçoar essa atividade no seu estabelecimento.
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