4 vantagens que a fidelização de cliente traz pro seu negócio
“Só existe um chefe: o cliente. E ele pode demitir todas as pessoas da empresa, do presidente do conselho até o faxineiro, simplesmente levando o dinheiro para gastar em outro lugar.”
Sam Walton, fundador da Walmart
As empresas hoje buscam estratégias para atender e surpreender as expectativas dos seus clientes, promovendo uma experiência cada vez melhor, com um objetivo: fidelização de cliente. Mesmo esse sendo um termo muito usado hoje em dia, as pessoas encontram dificuldades em descobrir a razão de tanto ir atrás dessa meta e acabam não entendendo a dimensão da importância disso, investindo pouco em algo que, definitivamente, irá aumentar o número de clientes fidelizados.
E foi pensando nisso que decidimos traduzir em quatro aspectos as vantagens que a fidelização de cliente pode te trazer, ampliando a sua visão sobre o assunto e oferecendo insights de como usar estrategicamente a sua taxa de clientes fiéis.
Estratégias para Fidelização de Cliente
Gere credibilidade e aumente o alcance da sua marca
Clientes que são fidelizados tendem a compartilhar experiências vividas no seu negócio de forma positiva, recomendando-o a amigos e familiares. Mais do que ranking de sites ou avaliações de profissionais, as pessoas hoje priorizam uma referência: indicação. Mesmo que aquele produto seja bem posicionado no mercado, se alguém te diz que não gostou da experiência que teve, a opinião dessa pessoa acaba tendo maior peso na sua decisão, pois a identificação que você tem com ela é muito maior do que com uma postagem em um site qualquer. Você precisa, portanto, da melhor propaganda que se pode ter: um consumidor satisfeito. Além de você ganhar mais clientes, um boca a boca positivo vai aumentar cada vez mais a sua credibilidade diante de outros concorrentes.
Reduza os seus custos de captação
Por consequência, novos clientes começarão a chegar de forma orgânica por meio de indicações. Logo, os investimentos em propagandas que buscam esse resultado podem ser reduzidos. Assim, você pode focar apenas em estratégias que apresentam maior retorno, sem se preocupar tanto em ter que atrair clientes o suficiente para ter uma boa margem de lucro. Forma-se então um ciclo, no qual, a partir de um produto de qualidade que é oferecido, clientes chegam de forma independente pelas recomendações e também irão gostar da experiência oferecida, avaliando positivamente a sua empresa e formando assim mais um vínculo de fidelização.
Clientes fiéis te dão feedbacks
Os feedbacks são muito importantes para permitir que você saiba a aceitação das suas estratégias e produtos no mercado, além de ajudarem a potencializar o seu negócio te oferecendo a visão direta de quem você quer atingir: o seu cliente. Se uma pessoa gosta e se preocupa com a sua marca, ela não mudará seu comportamento diante de alguma insatisfação, mas irá procurar sinalizar você sobre a situação, ajudando a identificar possíveis erros cometidos. Além disso, boas avaliações serão dadas, oferecendo uma visão clara do seu ponto forte e permitindo potencializá-lo para que se torne um diferencial competitivo.
Você terá maior poder de negociação
Trabalhar com foco na fidelização de cliente traz ganhos em diversas frentes do negócio. As estratégias impactam tanto os seus clientes quanto aos seus fornecedores. Quando a sua empresa se diferencia pela qualidade do serviço ou produto, os clientes se tornam mais dispostos a pagar por aquilo, o que proporciona maior margem de segurança em aumentar os seus preços. Além disso, quando seus fornecedores souberem que a credibilidade que você tem com os clientes é grande, darão a você maior margem para negociar preços, prazos, entre outros.
Muitos outros benefícios também são adquiridos no momento em que o seu negócio consegue implantar e gerir de forma estratégica a base de dados dos seus clientes. Agora que você já sabe disso, é só colocar a mão na massa. Vamos juntos?