Como melhorar a experiência do cliente no seu restaurante
O consumidor de hoje já não é o mesmo de 10, 5 e nem 2 anos atrás. As necessidades mudaram, assim como o seu nível de exigência.
A ida de um cliente no restaurante não é movida apenas pela escolha do produto oferecido. O consumidor procura mais do que isso, ele quer viver uma experiência.
Mas o que seria essa experiência?
Vamos imaginar duas lojas que vendem açaí. Na primeira, você escolhe o prato no cardápio, paga e senta para esperar ficar pronto. Come e vai embora.
Na segunda loja, logo do lado de fora, você consegue sentir um cheiro agradável de açaí que já te deixa com água na boca antes de entrar. O lugar todo é decorado com o objetivo de parecer que o produto vem direto da natureza. Você pode experimentar os acompanhamentos antes de escolher e o seu açaí é servido com um copo de água com gás que ajuda a potencializar o sabor dele. Além disso, ele é servido em uma tigela de madeira que vem decorada com a folha da fruta.
Conseguiu sentir alguma diferença entre as duas lojas? Ambas oferecem o mesmo produto, mas a segunda busca despertar sensações no cliente que vão além do paladar.
E como você pode implantar isso no seu negócio?
Antes de qualquer coisa, você deve conhecer o seu cliente. Entenda quais ações serão bem recebidas e quais são os desejos e expectativas em relação à sua marca. Assim, será possível antecipar necessidades e surpreendê-los de forma positiva.
Como conhecer o seu cliente? Ouça o que ele tem a dizer, seja por pesquisas de satisfação ou através de canais em redes sociais. Para que adivinhar se você pode perguntar?
Em seguida, coloque em prática. Uma das formas mais fáceis e certeiras de começar é pensando em marketing sensorial: uma vertente do marketing que procura se comunicar com o cliente através de sensações, despertando o subconsciente para a ideia de adquirir o produto, como o cheiro de açaí da segunda loja.
Para a visão, por exemplo, são trabalhadas as cores e iluminação do lugar, que devem tornar o ambiente agradável para quem consome no local. Uma música ambiente ou até isolamento acústico são aspectos a serem considerados para promover o bem-estar do cliente, quando se pensa na audição.
O olfato se associa à uma parte do nosso cérebro ligada à emoções e memórias, o sistema límbico. Logo, aromas agradáveis podem fazer o seu cliente atrelar sensações boas à imagem da sua marca. O tato pode ser explorado através de cadeiras confortáveis, almofadas… aspectos que tragam conforto ao lugar.
O paladar já está no principal objetivo do restaurante: oferecer uma experiência gastronômica incrível.
Portanto, sempre procure estudar cada uma das estratégias, para que elas combinem com o produto vendido e façam sentido para o consumidor que vai viver a experiência.
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