Como um cigarro pode queimar a reputação da sua empresa?
Para quem não conhece, este na foto é o Elon Musk.
Elon Reeve Musk é um empreendedor, filantropo e visionário sul-africano-canadense-americano. Ele é o fundador, CEO e CTO da SpaceX; CEO da Tesla Motors; vice-presidente da OpenAI; fundador e CEO da Neuralink; e co-fundador e presidente da SolarCity.
E mesmo com um currículo desse, um descuido trouxe graves impactos para a sua empresa.
Elon Musk estava gravando o podcast “The Joe Rogan Experience”, que estava sendo transmitido ao vivo no Youtube. Em um certo momento, o entrevistador perguntou se ele já havia fumado um cigarro como aquele antes, e após dizer que “Acho que já provei uma ou duas vezes”, Musk pegou e fumou.
Por aparecer ao vivo fumando um suposto cigarro de maconha, o presidente da Tesla presenciou as ações da sua empresa caírem 6%. E tudo isso está relacionado a uma palavrinha: posicionamento.
Posicionamento em marketing não se trata do que você tenta ou quer ser. Se trata de como você é percebido pelas pessoas. E essa diferença muda tudo… Por quê?!
Elon Musk é visto como um dos profissionais mais respeitados e bem sucedidos do setor de tecnologia, e ainda assim, a percepção pessoal de algumas pessoas impactaram diretamente no valor da sua empresa.
Quando você entende que a percepção do seu consumidor é uma das coisas mais importantes para manter seu negócio, você deve passar a valorizar cada experiência do seu cliente.
No exemplo acima, ver a pessoa mais famosa da empresa tendo uma experiência que é vista pela maior parte da população como errada, gerou um impacto negativo.
Uma ato desses leva a muitas reflexões, tanto para grandes, como para pequenos empresários. Se a Tesla não estivesse em um bom momento, talvez essa impacto negativo pudesse ter sido maior e causado maiores consequências.
Então, seja cuidadoso em cada detalhe. Comece a valorizar se os seus funcionários cuidam e falam da melhor maneira com os seus consumidores.
Se os materiais do ponto de venda estão bem apresentados, se o cliente foi bem atendido, se o cliente saiu satisfeito, se o seu produto é bem avaliado..
Esteja sempre ciente de como os seus clientes te enxergam e o que eles esperam de você, porque, no fim, o que faz uma empresa crescer de forma consistente é ter clientes bem atendidos, surpreendidos e satisfeitos.
Porque clientes satisfeitos retornam e falam bem. E se por um lado ter clientes falando bem podem impulsionar rapidamente o seu negócio, clientes falando mal, podem também destruir tudo que foi construído em pouco tempo.
Um comentário negativo pode ganhar repercussão e uma proporção imensurável, por isso, cada ponto de contato com o seu cliente é importante.
Você está atento a isso?
Você tem acompanhado as experiências dos seus clientes? Observado o atendimento dos seus funcionários? Investido na experiência do seu consumidor?
Cada aspecto desse ignorado é um cliente que você pode estar perdendo nesse exato momento…ou vários. E no momento em que você se preocupa e gerencia isso, você está atraindo, satisfazendo e fidelizando.
Isso aumenta exponencialmente a percepção de valor sobre o seu negócio, além de alavancar vendas e faturamento.
A boa notícia que eu quero te trazer? Fazer isso agora é fácil.
Há quase um ano, o mercado foi apresentado à Ouvimos Você, uma ferramenta inteligente que permite que o seu cliente te avalie de forma prática e rápida, enquanto está no seu estabelecimento.
Esse sistema possibilita a solução de problemas de insatisfação até mesmo antes que o cliente saia de lá, além de armazenar e expor todos os dados através de gráficos estratégicos.
Quer saber mais? Vamos bater um papo. É só acessar ouvimosvoce.com.br