4 passos essenciais que vão te ajudar na hora de fidelizar clientes
“Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los.”
Philip Kotler
Existe um objetivo que é inerente à qualquer negócio: Ter um cliente fiel. No entanto, nem todas sabem por onde começar quando se trata de atrair e reter clientes.
Apesar de ser uma prática que pode e deve ser adaptada aos diferentes segmentos do mercado, existem alguns pontos essenciais a serem levados em consideração para qualquer empresa. Eles irão te ajudar a saber por onde começar e podem trazer resultados imediatos para o seu negócio.
Direcione os seus esforços para o público certo
Antes de começar os seus investimentos em ações, comunicações e postagens, saiba qual público você quer atingir.
Não adianta disseminar uma propaganda para milhares de pessoas buscando converter apenas um pequeno pedaço desse universo.
A sacada maior está em definir quem são as personas que tem maior potencial de serem os seus clientes e criar ações com menor alcance, porém voltadas diretamente para elas.
Dessa forma, é possível deixar as ações mais elaboradas e atrativas, sem ter um custo muito alto.
Tire o produto de foco
Sim, o produto já não é o fator que deve tomar a maior parte dos seus esforços e investimentos. Mais importante do que isso é a experiência que o seu cliente vai ter dentro do seu estabelecimento.
Isso inclui o atendimento que ele vai ter, o que será ofertado para ele, a identificação com o seu serviço, entre alguns outros aspectos.
Tudo deve ser criteriosamente planejado, desde o ambiente à embalagem ou à forma em que os seus funcionários irão se dirigir ao cliente.
Transforme esse processo em parte da cultura da sua empresa
Não adianta você ter o mais perfeito plano de fidelização se essa ideia não é comprada pelo seu time. Como dito antes, o produto não é mais o foco.
Os seus funcionários devem saber que o cliente é o motivo que justifica todo o seu trabalho. E que um cliente que não fez compras não é um cliente perdido, mas que, se ele tiver sido bem atendido e tiver ficado satisfeito com a experiência que teve, ele terá grandes chances de voltar em outro momento.
Para ajudar no entendimento da importância desse processo, não deixe de ler esse post com os 4 benefícios mais importantes que a fidelização traz para a sua empresa.
Colete as informações dos seus clientes
Uma boa estratégia de CRM é um dos passos mais essenciais e importantes nesse momento. Ela consiste em captar os dados do seu cliente, normalmente pedidos no momento da compra.
Tendo email ou telefone destes, você pode mandar cupons e avisá-los de promoções, de forma a convidá-los a voltar.
Além de te ajudar a definir as suas personas, você terá um histórico de compra das pessoas, podendo saber quais são aqueles que vão com maior frequência ao seu estabelecimento.
Crie uma boa relação também fora do seu estabelecimento
É importante estar presente em outros lugares, de forma a ser sempre lembrado pelo seu cliente. As redes sociais são boas maneiras de conseguir se aproximar dele, podendo ser divulgado não só produtos e promoções, mas mensagens em datas comemorativas, como dia dos pais ou no natal. Estratégias como essa ajudam a criar um espaço especial da sua marca na memória das pessoas, induzindo-as a te terem como referência no seu setor.
Deve ser lembrada a importância do cuidado no momento do planejamento e execução de cada passo, pois da mesmo forma que eles podem fidelizar seus clientes, uma ação feita de forma errada também pode afastar boa parte deles.
E sim, você deve ter percebido que tem 5 passos e não 4, mas não foi um erro. Esse aspecto foi proposital e isso é outro ponto que devemos aprender: entregue sempre mais do que o combinado!
Não descarte nunca a possibilidade de surpreender o seu cliente. É assim que fazemos a diferença.