4 razões para a sua empresa começar agora a ouvir os clientes
Você já se perguntou como, em meio a um mercado tão dinâmico, onde os clientes estão mais exigentes e os concorrentes, mais numerosos, é possível inovar? Como gerar vantagem competitiva de forma a se destacar no mercado?
A gente tem a resposta, e ela é muito mais simples do que você imagina.
Saiba as 4 principais razões para você começar agora mesmo a ouvir os seus clientes e como isso pode ser convertido em resultados surpreendentes.
1. A exigência do mercado aumentou
A era da informação permite que os consumidores estejam cada vez mais antenados, conscientes e exigentes. Essa é a conclusão da pesquisa ‘Estratégias para o varejo brasileiro – reflexões sobre os anseios do consumidor’, realizada pela Deloitte com 50 empresas de grande e médio porte, no período de 13 de maio a 07 de junho deste ano.
A criação do Zero Momento da Verdade faz com que o consumidor já entre nos estabelecimentos com os critérios preestabelecidos acerca do produto que quer adquirir. A análise se tornou muito mais minuciosa, fazendo com que ele possa se decepcionar com mais facilidade.
Comparar os lugares é hoje uma prática quase automática antes de finalizar qualquer compra. Qualidade, custo-benefício, variedade… tudo isso torna essencial que o vendedor saiba exatamente o que o seu cliente espera. Muitos lugares que tentam adivinhar, acabam pisando feio na bola.
E qual a melhor forma do que perguntar para eles por meio de uma pesquisa de satisfação?
2. Você vai se aproximar dos seus clientes
No momento que você dá a oportunidade do seu cliente dizer o que pensa sobre você, sugerir, criticar e opinar, isso vai criar um sentimento de atenção e respeito. Mostrar que você se importa com o que ele pensa, o faz se sentir realmente importante como cliente.
Por isso que, além de ouvir, é importante, sempre que possível, agradecer a sugestão, evidenciando que ela será levada em consideração. Todas essas práticas favorecem e auxiliam a fidelização do cliente, que vai contribuir cada vez mais para o crescimento da sua empresa.
3. A concorrência ainda não faz
Ouvir os clientes ainda não é uma prática muito comum no mercado, ou pelo menos, não do jeito certo. Muitos lugares ainda acreditam que o mercado deve se adaptar aos seus produtos, perdendo chances incríveis de inovar por não saberem a real aceitação deles.
Estar antenado com o seu público-alvo é uma vantagem competitiva que te oferece a oportunidade de saber o que ninguém mais sabe, permitindo que você se destaque em um mercado que muitas vezes está tomado pela “zona de conforto”.
4. Consiga insights incríveis
Muitas vezes, a visão por trás do balcão fica condicionada à certas práticas já implantadas na empresa, dificultando a inovação nos processos. Dessa forma, possibilitar que o cliente te dê sugestões, pode acarretar em muitas ideias que jamais chegariam por parte da gerência.
Um novo ponto de vista é sempre interessante para que novas oportunidades apareçam para o seu negócio. As vezes, detalhes tão simples, mas que não são vistos por uma equipe que já está há muito tempo no lugar, se configuram em uma inovação que diferencia o seu negócio de todos os outros concorrentes.
Uma ideia vinda (e acatada) de um cliente, pode gerar um buzz enorme em torno da sua marca, incentivando outros consumidores a darem também a sua opinião.
Tudo bem, são razões incríveis e que fazem muito sentido…
Mas como fazer isso?
Como eu disse no começo desse post: é muito mais fácil do que parece.
Imagine um cenário em que, de forma prática, seu cliente escaneasse, pelo próprio celular, um QR Code que o levaria direto à um questionário super rápido e prático, deixando sua nota e comentários sobre o seu negócio. E que, na mesma hora, você recebesse no seu e-mail esse feedback, além de poder acessá-lo em um painel que exibiria todas as avaliações em gráficos estratégicos para o seu negócio?
Agora imagine que isso já é realidade e que essa oportunidade está na sua frente.
A Ouvimos Você permite que você ouça os seus clientes sem dar nenhum trabalho pra você, ou para eles.
Faça parte agora mesmo dessa revolução e se surpreenda com os seus resultados.
Acesse agora mesmo ouvimosvoce.com.br